Total Pageviews

Monday, March 28, 2005

13-XIII - O RESGATE DO HOMEM DE LATA E DO ESPANTALHO.

*
Ilustração Original, 1900.
 
 
Imagem da Internet


 

Dorothy também liberta os Pisca-Piscas. A alegria foi tanta que aquele dia foi considerado Feriado Nacional, comemorado com desfiles alegóricos, danças e fogos por toda região.   
No meio da festa, Dorothy sentiu um grande pesar no coração com a ausência dos outros amigos.
- Pena que o Espantalho e o Homem de Lata não estejam aqui – lamenta a garota com os olhos umedecidos de lágrimas.
- Precisamos salvá-los – determina o Leão, também sentido.
- Pior que eu não faço a menor ideia onde foram deixados.
- Nem eu, mas os Pisca-Piscas devem saber.
- Claro, claro – anima Dorothy.
Na manhã seguinte, com a ajuda dos Pisca-Piscas, Dorothy e o Leão seguem para a floresta. Guiados por uma comitiva formada pelos mais espertos caçadores da região, partiram em busca dos viajantes perdidos.
Viajaram o dia todo e parte do outro para chegarem a uma planície pedregosa, onde estava o Homem de Lata. Coitado! Todo amassado, retorcido e, consequentemente, com as juntas enferrujadas, estava aflito e cansado de esperar pelo socorro dos amigos.
Os Pisca-Piscas, bastante jeitosos para carregar pessoas, colocaram o Lenhador nos ombros e regressaram ao Castelo da falecida Bruxa do Oeste. Chegando lá, foi preciso convocar os melhores funileiros do lugar para deixar o Homem de Lata novinho em folha, apesar de algumas emendas.
- Eu me sentiria mais feliz se o Espantalho estivesse de novo com a gente – assegura o Homem de Lata, quando Dorothy relatou-lhe tudo que sucedeu naquele dia em que os Macacos Alados atacaram todos eles.
- Pois então devemos tratar de encontrá-lo.
Novamente os Pisca-Piscas se oferecem para ajudar. Após longa viagem, a comitiva encontra o pé de Angico Vermelho, onde o Espantalho continuava dependurado, ou melhor, suas roupas.
O Homem de Lata, sem perder mais tempo, para diante da árvore já afiando a lâmina do machado.
- Num minuto, eu ponho essa árvore no chão para salvar o que restou do Espantalho.
Dorothy, imediatamente, segura o seu braço:
- Não, não! Não precisa derrubá-la. Tenho outra ideia.
E virando-se para os Pisca-Piscas:
- Tem gente aqui para subir nessa árvore e pegar as roupas do Espantalho?
- Oh, sim – adianta-se um. - Sou craque em subir em pau-de-sebo, portanto essa é uma tarefa fácil para mim.
- Então, suba e jogue as roupas do Espantalho para mim. Rapidamente o anão, com um metro de altura e mãos firmes, feito macaco prego, escala a árvore, alcança a trouxinha de roupa do Espantalho e joga para Dorothy.
O Homem de Lata fica um pouco sem graça, mas logo reconhece que salvar uma árvore é causa muito nobre, e torna a sorrir. De volta ao Castelo, os Pisca-Piscas enchem de palha a roupa do boneco, que fica tão vivo quanto antes para a felicidade e alegria geral dos quatro amigos.
Passados alguns dias, Dorothy, com saudades da família, diz:
- Chegou a hora de voltarmos à Cidade das Esmeraldas e cobrar de Oz o que ele nos prometeu.
- Ah, sim. Apesar de muita confusão e suspense, tudo foi realizado como o velhaco queria – assente o Homem de Lata. - Agora, eu quero o meu coração.
- Eu, o meu cérebro – afirma satisfeito o Espantalho.
- Eu, minha coragem – uiva o Leão em tom severo.
- E eu, retornar ao Kansas – festeja Dorothy, batendo palmas.
Decidem partir na madrugada do dia seguinte. Os Pisca-Piscas ficam tristes e pedem ao Homem de Lata para retornar e governar o país deles.
- Obrigado, aceito sim. É uma honra. Podem esperar, prometo voltar de coração novo para apertar a mão e abraçar cada um de vocês.
Satisfeitos com a decisão do Homem de Lata, como demonstração de afeto e carinho, ele recebeu de presente uma grande azeiteira, feita em prata com adornos de ouro e pedras preciosas, cheia de óleo. Dorothy ganha dos Pisca-Piscas um lindo bracelete de ouro cravejado de diamantes. Totó e o Leão são recompensados com coleiras de ouro. E, ao Espantalho, os Pisca-Piscas presentearam com uma bengala feita com punho de ouro para que não tropeçasse ao caminhar.
Cada um deles, com o rosto irradiando felicidade, responde a essas regalias com uma bonita homilia de agradecimento. Em seguida, Dorothy corre ao armário da dispensa do Castelo e enche a cesta de comida para a viagem. Ao ver uma touca de ouro, embrulhada num pano vermelho com vários desenhos de figuras cabalísticas, decide usá-la na viagem, mesmo sem saber que era encantada.


  
 
* FBN© - 2013 –  O Resgate do Homem de Lata e do Espantalho – Cap  13 de O MÁGICO DE OZ – Adaptação livre do original, editado no ano de 1900,  por: Welington Almeida Pinto - Categoria: Prosa Infanto-Juvenil – Texto original em português - IIustr.: Imagens da Internet  Link: http://omagicodeoz.blogspot.com.br/2005/03/o-resgate-do-espantalho-e-do-homem-de.html
  - 13 -
 

No comments: